Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Contas de luz têm cobranças indevidas de ICMS

Publicado por Thais Amaral
há 7 anos

Tema posto em destaque atualmente se refere às cobranças indevidas do ICMS – imposto sobre circulação de mercadoria e serviços - nas contas de energia elétrica.

Isso por que o Governo do Estado de São Paulo tem lançado a tributação não apenas sobre o valor da energia elétrica consumida, mas também sobre a Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (Tusd).

Isso quer dizer que o governo cobra o imposto sob o valor total da conta, quando na realidade deveria fazê-lo apenas sobre a energia efetivamente consumida.

A Tusd é na realidade uma parte do valor cobrado por empresas de distribuição de energia elétrica para remunerar instalações, componentes da rede de distribuição e equipamentos.

A advogada especialista Beatriz Pomelli, alega que “a Tusd refere-se, portanto, às operações anteriores à consumação de energia. Representa meio necessário à prestação desse serviço público, de forma que não caracteriza fato gerador do ICMS, não podendo ser incluída em sua base de cálculo”.

A advogada ressalta ainda que a Lei Kandir (87/1996), que dispõe sobre quais operações e prestações de serviços o imposto deverá incidir, não prevê a incidência de ICMS sobre uso de sistema de distribuição de energia elétrica, “caracterizando a irregularidade na cobrança de imposto ICMS sobre essa tarifa”.

Desta forma, mediante a situação instaurada, é direito da pessoa física e jurídica a propositura de uma ação de restituição de valores pagos na justiça, pleiteando a devolução dos valores que foram adimplidos a título de ICMS na conta de energia elétrica dos cinco últimos anos.

Procure um advogado e solicite os seus direitos.

  • Publicações60
  • Seguidores101
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações203
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contas-de-luz-tem-cobrancas-indevidas-de-icms/420508765

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como faço pra identificar essa diferença? continuar lendo

Colega Advogado (a),

Para agilizar e facilitar o seu trabalho, você pode acessar o Kit Completo sobre o tema, com o objetivo de garantir os melhores resultados na Ação Judicial. Clique aqui:

http://www.carreiradoadvogado.com.br/restituicao-icms-conta-de-energia

Boa Sorte! continuar lendo